Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, mais conhecido como B.K.S. Iyengar, ou Guruji, nasceu em 1918, no sul da Índia. Sua família fazia parte de uma pequena comunidade de brâmanes. Guruji sofreu durante toda a infância com várias doenças em função de ter nascido muito frágil e debilitado. Mau aluno na escola, não conseguiu seguir adiante com os estudos. 

                        

Aos 16 anos começou a praticar yoga por influência do seu cunhado, o renomado yogi Sri Tirumalai Krishnamacharya. Guruji recuperou a sua saúde através da prática e aos 18 anos foi enviado a Pune para ensinar yoga em um clube de elite na cidade. Foi durante esse período que o método Iyengar Yoga começou a se desenvolver. 

 

Sua família, buscando assegurar-lhe uma vida mais estável, arranjou-lhe o casamento aos 25 anos com a jovem Ramamani. Durante os anos que viveram juntos, Ramamani foi a grande apoiadora do trabalho de Guruj. Iyengar a homenageou dando o seu nome à escola que fundou em 1975, em Pune, o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute

 

Guruji foi um dos primeiros divulgadores do yoga no ocidente, tornando-a acessível a todos. Escreveu inúmeros livros, o mais importante deles é o Luz sobre o Yoga, conhecido por todo o mundo. Seus ensinamentos o colocam como um dos professores de yoga mais respeitados e influentes do mundo.     

B.K.S. Iyengar morreu em 20 de agosto de 2014, em Pune, na Índia e deixou
um legado com milhares de praticantes certificados e centenas de escolas
pelo mundo. Para mais informações sobre B.K.S. Iyengar, visite o site oficial.

Rua Maria Eugênia, 217 - Humaitá | Tel: (21) 2246 4028 | Whats: (21) 99361 0223contato@centroiyengaryogario.com.br

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco